10 Estratégias Infalíveis de Marketing Digital Que Toda Empresa Deveria Fazer

Atualmente, é necessário que as empresas possuam presença digital, por isso, é importante que as mesmas estabeleçam estratégias eficientes para que elas possam se destacar em um meio tão concorrido.

Preparamos esse texto para te ajudar a possuir maior presença online através de ações eficientes de marketing digital.

1- Inbound Marketing

O Inbound Marketing consiste no compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo. É essencial que as empresas invistam em táticas de marketing digital para ganhar interesse de um público almejado, ao contrário do marketing tradicional que “força” a venda do produto sem dar nada em troca para o cliente.

O principal objetivo do Inbound Marketing é priorizar a construção de uma relação com o cliente e a sua fidelização. Para que isso seja possível, é necessário entender completamente o perfil e o comportamento do consumidor, sempre se esforçando para entregar o que o seu consumidor precisa.

2- Marketing de conteúdo

Uma das estratégias mais populares com certeza é o marketing de conteúdo, isso porque ele gera resultados rápidos e eficientes. As marcas que investem em marketing de conteúdo desejam educar o seu público-alvo, dessa forma, com clientes informados eles não demoram tanto para tomar a decisão de compra. Através do marketing de conteúdo, o funil de vendas é percorrido em menos tempo, o ciclo de vendas é encurtado e o número de conversões aumenta.

Com isso, os consumidores conseguem estabelecer uma relação de confiança com a sua marca.

3- SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma estratégia de marketing que possui o objetivo de otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google e Bing, por exemplo. O uso de palavras-chaves ainda é uma das mais eficazes ferramentas de SEO, pois traz os melhores resultados aos clientes. Para utilizar essa estratégia, basta entender quais as palavras que os clientes em potencial se interessariam e utilizariam nos sites de busca. Além disso, também é necessário colocar essas palavras por todo o seu site, pois dessa forma você consegue mostrar para os motores de pesquisa que o seu site é relevante.

4- Links Patrocinados

Uma das estratégias mais importantes são os links patrocinados. Eles entregam excelentes resultados em páginas de pesquisa no Google quanto em redes sociais, como Facebook e Instagram. Existe uma série de vantagens em investir nos links patrocinados, a primeira delas é que o valor investido retorna rapidamente até você. Com os anúncios você consegue aumentar as chances de conversão, pois ele aparece exatamente no momento em que o usuário realiza uma busca por uma determinada palavra-chave.

Uma outra vantagem entregue pelo link patrocinado é poder anunciar através das redes de display em sites e blogs com parceria com a plataforma do Google, como o Gmail, YouTube, dentre muitos outros. A segmentação do link patrocinado gera uma série de leads qualificados.

5- Redes sociais

Uma pesquisa realizada pelo Digital Future Focus Brazil 2015 revelou que os brasileiros são líderes no tempo gasto em redes sociais. De acordo com a pesquisa, o usuário fica em média 60% mais tempo conectado a redes sociais do que no resto do planeta. São impressionantes 650 horas gastas no mês em redes sociais. Na rede social Facebook, é estimado que tenham 58 milhões de visitantes únicos, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos no Brasil.

Com esses dados fica clara a importância de colocar a sua marca em todas as redes sociais, além disso, é de extrema importância contar com boas estratégias de marketing digital. Através das redes sociais, a sua empresa consegue conhecer melhor o perfil dos consumidores, o horário em que eles estão on-line e quais seus interesses.

6- Mídia Display

Essa estratégia de marketing digital é uma das mais antigas. No começo dos anos 2000, os anúncios eram vendidos como mídia tradicional, por impressões, o rastreamento era muito fraco ou inexistente, assim como o uso de dados demográficos. Hoje em dia, o uso de mídia display é essencial para uma boa campanha de marketing digital.

Através de plataformas de anúncios como o Google Adwords, é possível contratar os links patrocinados na rede de display de duas formas: o custo por clique e o custo por aquisição. Dessa forma, a empresa só paga quando alguém clica no anúncio ou quando alguém realiza a ação que está sendo pedida.

Ou seja, na rede display os anúncios não estão limitados pela intenção de busca e compra, aparecendo em sites que tenham conteúdo com relação com a marca ofertada.

7- E-mail marketing

É uma boa alternativa para quem busca criar relacionamento e engajar os seus clientes. Para que a campanha de e-mail marketing seja bem sucedida, é importante criar uma lista de e-mail segmentada, nas quais os clientes da empresa são classificados de acordo com seus interesses e características.

Ao contrário do SPAM, o e-mail marketing só é enviado para pessoas que permitiram receber o contato da sua empresa. Sendo assim, as chances da pessoa abrir o e-mail e conhecer o conteúdo da sua marca é muito maior. Uma das formas mais eficientes de conseguir uma boa lista de e-mails é através de uma página de captura, dessa forma, só quem está realmente interessado receberá as informações.

Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail marketing podem ser mensurados a partir do momento em que se usa uma ferramenta de automação de marketing. Assim, você consegue saber quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas pessoas visualizaram e até quantas pessoas clicaram no conteúdo. É necessário analisar com cuidado esses dados, pois dessa forma você consegue ter a certeza de que a campanha está sendo capaz de agregar valor ao marketing, caso contrário será necessário fazer mudanças para alcançar os objetivos.

8- Native Advertising

Em tradução livre, a “publicidade nativa” consiste na prática de publicar artigos e postagens no meio do conteúdo do site ou rede social, como conteúdo patrocinado.

Ele é identificado como conteúdo publicitário, mas se mistura entre as outras postagens existentes. Cada uma das plataformas determinam as suas próprias políticas do native advertising, por isso, é importante estar atento a cada uma delas. Alguns usuários costumam ignorar banners e os links patrocinados, assim, o native advertising surge como uma alternativa para esse problema.

O conceito do native advertising é parecido com o publi-editorial, pois utiliza revistas, jornais e blogs. Nele, o anunciante oferece um conteúdo valioso dentro da experiência do usuário. Como é uma estratégia que pode ser utilizada dentro dos canais de comunicação de uma empresa, essa tática de marketing digital é ideal para o início do seu planejamento. Você também consegue utilizar a publicidade nativa para alcançar usuários de dispositivos móveis, já que os mesmos dificilmente clicam em banners.

9- Guest Post

O Guest Post consiste em um artigo feito por um convidado, ou seja, são produzidos por pessoas que não fazem parte da equipe de produção de conteúdo de um blog ou site, por exemplo. Com essa estratégia você consegue fazer com que a sua página tenha mais credibilidade frente aos usuários, pois um especialistas irá falar com o público.

Além disso, além de trazer vantagens para o seu site, o Guest Post também traz benefícios para o autor das postagens. Isso porque escritores que geram artigos de qualidade podem ser chamados para escrever no site, podendo se tornar conhecidos com a ajuda de seus artigos.

10- Remarketing

A última estratégia, no entanto, não é a menos importante, é o remarketing. A ferramenta do Google Adwords é capaz de marcar e identificar os usuários que já visitaram um site e passa a exibir anúncios com maior frequência na rede de display do Google. Em algumas outras plataformas, o mesmo sistema é chamado de Retargeting, mas funciona da mesma forma.

No comércio eletrônico, o uso dessa estratégia é muito comum e bastante necessário, principalmente quando a empresa quer tornar a sua marca mais conhecida, mas o aproveitamento dessa estratégia em campanhas que visam a conversão imediata é uma forte concorrente.

Sendo assim, essa estratégia consiste no bombardeamento do produto para o cliente, por onde ele passar na internet em que haja uma filiação com o Google AdSense, assim, ele verá a marca e o produto em questão, e muitas vezes retornará a loja para finalizar o seu pedido.

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